domingo, 15 de dezembro de 2013

Receitas e fotos da I Semana do Veganismo da UFRRJ!

No dia do evento ficamos devendo as receitas e as fotos das receitas do Eduardo Corassa. Aqui estão as fotos e algumas das receitas. As outras serão postadas em breve! =]

Culinária Frugal do Eduardo Corassa - Fotos

Torta Viva

Ingredientes:

- Amendoim germinado
- Uva passa
- Banana d'água

Modo de Preparo:

Como germinar? Clique aqui.

Não sei falar ao certo as quantidades. Se fica faltando faço um pouco mais, se ficar demais faço brigadeiros a parte. Mas uma boa proporção para a massa é 1:1 entre o amendoim e a uva passa. O ideal é utilizar um processador, mas dá para fazer com liquidificador sendo bem cuidadoso e perceber quando ele está forçando demais.
A primeira coisa a fazer é descascar o amendoim. A melhor ferramenta para o trabalho é uma panela furada (imagem), mas qualquer tecido bastante poroso pode ser usado, dando para improvisar até com aqueles tecidos de pano de chão, não usados de preferencia. Colocamos o amendoim na panela furada e os quebramos passando um rolo por cima, ou o próprio pote usado para germinar.
Dessa forma as cascas soltam, ficando bem mais fácil de descascar. Agora colocamos os amendoins em uma panela grande com água e pegando um punhado deles os esfregamos nas mãos, para que o atrito solte ainda mais as cascas.
Em seguida, fazemos um movimento circular com as mãos na água para que ela gire e as cascas fiquem na superfice, Antes da água começar a parar, despejamos parte da água em outra panela (apenas para não ficar desperdiçando água) que estará com um coador na boca, permitindo a passagem da água e separando as cascas. Se deixar a água parar não vai funcionar.
Voltamos a água para a panela anterior e repetimos o processo até que no mínimo cerca de 80% das cascas tenham saído. Trituramos o amendoim e reservamos. Trituramos a uva passa (até que não haja pedaços inteiros é o suficiente, mas se ficarem alguns também não tem problema).
Observamos a proporção da quantidade entre eles e se estiver 1 pra 1 misturamos com as mãos até que forme uma massa toda amarronzada. Distribuímos a massa pela forma com as mãos e reservamos. Massa pronta, agora vamos ao recheio. Descascamos as bananas e as amassamos com um garfo. Quanto mais amassar, mais liquida ela fica e menos consistente os pedaços ficarão, por isso procure manter ela firme.

Despejamos o recheio sobre a forma e pronto! Agora a criatividade é o limite. Coloque amêndoas ou nozes por cima, maçãs em forma de borboletas, morangos, o que você mais gostar.

Pode-se fazer também com castanhas (caju, do pará, amêndoa etc) no lugar do amendoim, o que também fica muito bom. Também pode-se colocar mais de uma camada de frutas, colocar outra massa por cima, fazendo uma torta fechada etc.


Use a criatividade e surpreenda a todos!







Sorvete Frugívoro/Vegano

Ingredientes:

- Manga ou banana (as que já experimentei)
- Acompanhamentos: tâmara, uva passa, pedaços de maçã, castanhas etc.

Modo de preparo:

Colocamos as frutas no congelador por 8 horas. Quanto mais maduras melhor. Pode-se colocá-las com casca ou sem casca (colocar em uma bandeja).
Após as 8h, batemos a fruta sem casca no liquidificador. No caso da manga principalmente, quanto mais bater, mais líquido fica, ou seja, se bater muito vai passar da consistência de sorvete, ficando muito líquido.
Pronto!
Agora é só acrescentar os acompanhamentos e viver uma vida saudável!

Nenhum comentário: